Curso de Cavalaria

A NOSSA FORMAÇÃO

O curso de Cavalaria do CPOR/RJ, com um alto nível de instrução, forma o futuro Tenente da Reserva do Exército Brasileiro que mais tarde estará transmitindo seus conhecimentos nos quartéis de Cavalaria.

O aluno de Cavalaria inicia seu estudo com a instrução tática empregando o cavalo. Mais tarde tem conhecimentos relativos á manutenção, operação e emprego tático. No final do curso, o aluno estuda o carro de combate M41, 
comunicações e emprego dos carros.

Curso de Cavalaria 1979 CPOR/RJ
Comandante do CPOR/RJ, Alunos e Oficiais do Curso de Cavalaria - CPOR/RJ 1979

São realizados exercícios no nível pelotão e um sistema de rodízio possibilita ao aluno o
 exercício de todas as funções dentro dele.

Ao fim do curso estão os futuros tenentes habilitados a assumir o comando de um Pelotão CC nos nossos RCC e RCB, e a cumprir suas missões com o mesmo entusiasmo, eficiência e dedicação que caracterizam a Cavalaria em todos os tempos.

O CARRO DE COMBATE TRANSMITE  Á ARMA A CONDIÇÃO DE ARMA DA DECISÃO A PONTO DE DIZERMOS QUE O PODER DE CHOQUE DE UMA FORÇA TERRESTRE É MEDIDO PELO NÚMERO DE CARROS DE 
COMBATE QUE A INTEGRAM.



O cavalo, presente em nossa formação, desenvolve o espírito arrojado do cavalariano.

NOVAMENTE CONFIRMADA

Era difícil de se prever mas o Curso de Cavalaria provou que com grande dedicação, entusiasmo e sobretudo garra, as conquistas se tornam mais viáveis. Isto aconteceu quando o Curso de Cavalaria conquistou com toda sua marcialidade de cavalariano o primeiro lugar no concurso de ordem unida, fazendo com que o símbolo de nossa arma tremulasse ao vento
 por vários dias no CPOR.

Ganhamos a batalha mas a guerra continua. Novos concursos virão e teremos que mostrar, mais uma vez, que  o cavalariano perdura na peleja até que a morte o aniquile.

Não podemos deixar que passe despercebido o mérito do guerreiro que nos legou grande parcela de entusiasmo e vibração sem os quais não poderíamos jamais pensar no sucesso: o 1. Tenente Cav Ricardo Arnaldo Lindenblatt.

FESTA DA ESPORA

Primeiro de setembro. Muito antes desta data já era grande a movimentação por parte dos integrantes do 
Curso na preparação da festa da Espora.

Seguindo uma programação, tivemos algumas provas:

ENCILHAGEM. – Na qual os quatro primeiros colocados foram os alunos BATISTA , BASILE, RICHTER e CASQUEIRO

CAÇA A RAPOSA. – Sendo vencedores os alunos BATISTA, BASILE, PLÍNIO e CASQUEIRO

PROVA HÍPICA. – Nesta prova consagraram-se vencedores os alunos ALBUQUERQUE, RIBEIRO, FARIAS e CARRION

Durante a solenidade alusiva ao significado da espora para o cavalariano, foi proferida uma alocução pelo aluno NEVES.

ESTÁGIOS


O estágio foi de grande valia pois os alunos puderam manusear os materiais mais recentes de nossa arma. Tais  como: o CC Cascavel e o CBTP Urutu. Os alunos realizaram ainda um exercício de Pel C Mec na segurança.

Os alunos tiveram a oportunidade de sentir o dia a dia de um Esq C Mec isolado: manusearam os materiais do Pel C Mec: CC M8, Vtr ¼ Ton e o CBTP M113; realizaram um exercício de Pel C Mec no reconhecimento. A garra e a vontade de cumprir a missão foram às máximas do estágio.

Os alunos tiveram as mais diversas instruções, desde o emprego das comunicações ao tiro real e emprego do Pel CC no ataque. Grande rendimento foi alcançado graças ao emprego e á dedicação dos alunos.

O CURSO DE CAVALARIA realizou ainda estágios de instrução nas seguintes OM: 3. RCC, 15. R C MEC, 9 Esq C Mec (Es) e 1 B Log, além de visitas ao 2 R C GD e Brigada Para – Quedista.

Aspirantes Cavalarianos de 1979, Envie seu e-mail, somos 33

 



Produção e Desenvolvimento em 2002 - Rio-RJ - MinutoVirtual